Incentivo para novos projetos

postado por aleile @ 5:26 PM
11 de novembro de 2011

O diretor de Monitoramento, Águas e Efluentes da Cetrel destaca ainda que a obra terá impacto direto na melhoria  do relacionamento das empresas com as comunidades vizinhas às suas instalações. “Não podemos esquecer a importância da Baía de Todos-os-Santos  para a economia das comunidades do seu entorno. Ao retirar os efluentes das suas águas, contribuiremos para o desenvolvimento de projetos em outras áreas como o turismo e a pesca”, coloca Demosthenes Carvalho.

O diretor de Relações Institucionais da Proquigel Química S/A, Roberto Fiamenghi, explica que o projeto do emissário terrestre é de grande importância para a empresa. “Vamos ganhar muito em segurança ao lançarmos nossos efluentes através do emissário submarino da Cetrel”. Segundo ele, o projeto conta com todo o apoio do Governo do Estado pelos benefícios que vai trazer à área da BTS ao deixá-la livre de efluentes industriais.

Fiamenghi reconhece que a redução dos riscos de contaminação também é importante para a marca da empresa. “Não é interessante para nenhuma indústria estar relacionada à  possibilidade de um problema de contaminação”. Ele acredita que é cada vez maior a conscientização entre as indústrias sobre o seu papel.

“Todos sabemos do potencial da baía para empreendimentos em diferentes  áreas, a exemplo da pesca e do turismo. Nossa expectativa, agora, é que o projeto do emissário terrestre deslanche logo e seja concluído com a maior rapidez possível”, afirma o diretor da Proquigel.

Empresas Envolvidas - Empresa de Soluções Ambientais, começou a operar em 1978, juntamente com as demais indústrias do Polo Industrial de Camaçari, sendo responsável, desde então, pelo tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, bem como pelo monitoramento ambiental do maior complexo industrial integrado da América Latina e de toda a sua área de influência. A Cetrel surgia, então, como a primeira empresa brasileira voltada para a proteção ambiental integrada de um complexo industrial de grande porte – um conceito inovador, em uma época em que os aspectos ambientais não se alinhavam entre as principais preocupações na implantação de grandes empreendimentos industriais. A Cetrel também investe em projetos inovadores com foco na reutilização de resíduos que antes seriam transformados em passivo ambientais. Privatizada em 1991, a Cetrel hoje é controlada pela Braskem, mas também possui como acionistas o Governo do Estado da Bahia e outras indústrias do Polo Industrial de Camaçari. 

Dow Aratu

O complexo industrial de Aratu da Dow, o maior do Brasil, está localizado em Candeias (BA), a cerca de 37 quilômetros da capital do Estado. Esta unidade iniciou suas operações em 1977. Hoje, abrange duas fábricas diferentes e é a única produtora de óxido de propileno e propilenoglicol na América Latina. Além disso, é responsável pela produção de ácido clorídrico, soda cáustica e percloroetileno. Presente no Brasil desde 1956, a Dow emprega cerca de 2,300 pessoas em 17 unidades fabris, cinco centros de  pesquisa e a Diamond Tower, nova sede da Companhia na América Latina, localizada na cidade de São Paulo (SP). As principais unidades de produção e pesquisa da Dow no Brasil estão localizadas nos Estados da Bahia (Aratu, Camaçari e Vera Cruz) e São Paulo (Guarujá, Jacareí, Pindamonhangaba, Franco da Rocha, Jundiaí, Mogi Mirim e São Paulo). Em 2009, a Dow Brasil registrou vendas de US$ 2,3 bilhões.

Refinaria Landulpho Alves

Com mais de 60 anos, a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), foi fundada em 1950, no município de Candeias, para processar o petróleo produzido no Recôncavo Baiano.  Uma das primeiras unidades de refino do Brasil, a RLAM tem capacidade para processar até 323 mil barris de petróleo por dia e é a nossa segunda maior  refinaria em capacidade instalada e complexidade. Nela funciona a maior unidade de craqueamento catalítico (fracionamento do petróleo com o uso de catalisadores) de resíduos da América Latina. Também conta com uma fábrica de asfalto, parques de armazenamento para petróleo e derivados, estações de carregamento rodoviário, uma estação de medição para produtos acabados, uma central termelétrica, uma estação de tratamentos de efluentes industriais e um sistema de tratamento de águas. A RLAM coloca a cada dia no mercado dezenas de derivados, incluindo gasolina, diesel, GLP (gás de cozinha), nafta, óleos lubrificantes, parafinas, n-parafinas, solventes e querosene de aviação. Os produtos abastecem principalmente os estados da Bahia e de Sergipe, mas são também enviados para clientes do sul e sudeste do país, além de exportados para países como Estados Unidos e Argentina.

Proquigel

A Proquigel Química S/A é uma empresa do grupo Unigel, localizada em Candeias, que atua na fabricação de intermediários para plastificantes, resinas e fibras. A Unigel iniciou seus investimentos na área de matérias-primas nos anos 60. Hoje, é um dos maiores grupos empresariais brasileiros, com grande presença nos segmentos de especialidades químicas, fertilizantes, plásticos e embalagens. No segmento de químicos, a Unigel é uma importante produtora de intermediários orgânicos, fabricando produtos como acrilonitrila (AN), metacrilatos (MMA e EMA), acrilatos (EA) e estireno. No segmento de fertilizantes, a empresa é a maior produtora de sulfato de amônio na América Latina. No segmento de plásticos, a empresa fabrica poliestireno, resinas acrílicas e de policarbonato, chapas acrílicas (cast e extrudadas) e de policarbonato, além de filmes de policarbonato. Com 15 plantas estrategicamente localizadas no Brasil e no México, suas 11 empresas produzem matérias-primas que são utilizadas em diversas indústrias, tais como: automobilística, têxtil, de construção civil, de embalagens, agrícola, de mineração e de eletroeletrônicos. Suas exportações são destinadas à Europa, aos Estados Unidos e a países da Ásia e da América Latina.

1 Resposta para “Incentivo para novos projetos”

  1. Maria Laís  Says:

    Já era tempo, iniciativas para reduzir os impactos ambientais!

Deixe seu comentário



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom | massa!

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.